Condeno o teu nervoso
Letra
Condeno o teu nervoso Que não tem razão de ser Sou bom e generoso E a prova disto hás de terNo meu torrão natal Nos chamam de herói Já tenho capital e brevemente... E brevemente compro... Eu compro Niterói...Condeno o teu nervoso Que não tem razão de ser Sou bom e generoso A prova disso hás de terCondeno o cinema Que é mau conselheiro E não é meu sistema Esbanjar dinheiro.(Condeno o teu nervoso...) [Paródia para Teus Ciúmes, de Lacy Martins e Aldo Cabral] [Da opereta O Barbeiro de Niterói]
História da Canção
A canção "Condeno o teu nervoso" é um fascinante exemplo da versatilidade e do humor de Noel Rosa. Lançada em 1933, ela fazia parte da opereta "O Barbeiro de Niterói", uma produção teatral para a qual Noel contribuiu com diversas composições.
O mais interessante é que esta música é uma paródia. Noel tomou a melodia da popular canção "Teus Ciúmes", de Lacy Martins e Aldo Cabral, e a transformou completamente com sua própria letra espirituosa e sarcástica. Essa habilidade de reinterpretar e subverter canções alheias era uma marca registrada do Poeta da Vila, que utilizava a paródia para comentários sociais e humorísticos.
Na letra, Noel cria um personagem que se autoproclama "bom e generoso", um "herói" em seu "torrão natal", e que, com seu recém-adquirido "capital", promete a extravagância de "comprar Niterói". Esta hipérbole é um toque genial de Noel, satirizando a ambição e a fanfarronice de certos tipos sociais da época, talvez um malandro que ascendeu socialmente e agora ostenta sua nova condição.
A crítica também se estende ao "cinema", que é condenado como "mau conselheiro" e que não se alinha ao "sistema de esbanjar dinheiro" do personagem. Essa passagem reflete o contexto da época, onde o cinema, uma nova e poderosa forma de entretenimento, começava a competir com o teatro e a música popular, sendo por vezes visto com desconfiança ou como um símbolo de gastos supérfluos, especialmente por um personagem que se gura como um novo capitalista.
"Condeno o teu nervoso" não foi um dos grandes sucessos radiofônicos de Noel, mas é uma peça valiosa para entender sua agilidade como letrista, seu olhar crítico sobre o cotidiano carioca e sua capacidade de inserir seu humor mordaz até mesmo em produções teatrais como operetas.
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