Composição de Não aplicável (Não é uma obra de Noel Rosa)

Cidade mulher

Letra

Cidade de amor e ventura
Que tem mais doçura
Que uma ilusãoCidade mais bela que o sorriso
Maior que o paraíso
Melhor que a tentaçãoCidade que ninguém resiste
Na beleza triste
De um samba-cançãoCidade de flores sem abrolhos
Que encantando nossos olhos
Prende o nosso coraçãoCidade notável
Inimitável
Maior e mais bela que outra qualquer
Cidade sensível
Irresistível
Cidade do amor, cidade mulherCidade de sonho e grandeza
Que guarda riqueza
Na terra e no marCidade do céu sempre azulado
Teu Sol é namorado
Da noite de luarCidade padrão de beleza
Foi a natureza
Quem te protegeuCidade de amores sem pecado
Foi juntinho ao Corcovado
Que Jesus Cristo nasceu

História da Canção

Como historiador especialista na obra de Noel Rosa, é fundamental esclarecer que a letra apresentada com o título "Cidade Mulher" não pertence ao repertório do Poeta da Vila. A análise do estilo, temática e vocabulário da canção diverge significativamente da produção de Noel Rosa.

Noel, que faleceu precocemente em 1937, era conhecido por sua aguda observação do cotidiano carioca, sua ironia fina, o retrato do malandro, as desilusões amorosas e as críticas sociais veladas ou explícitas. Suas letras são repletas de gírias da época, referências a personagens e locais específicos do Rio de Janeiro, e uma melancolia ou sarcasmo característicos.

A letra de "Cidade Mulher", por outro lado, apresenta uma idealização romântica e quase utópica do Rio de Janeiro ("Cidade de amor e ventura", "Cidade de flores sem abrolhos", "Cidade de amores sem pecado"), um tom que se afasta do realismo mordaz e da ambiguidade que permeavam as composições de Noel. A menção a um "samba-canção" na própria letra também sugere um período de produção posterior à morte de Noel, quando o gênero se consolidou com as características descritas.

Portanto, embora o título "Cidade Mulher" possa evocar uma sensibilidade poética, não há registros de que esta composição seja de autoria de Noel Rosa. Ela representa um estilo mais próximo de sambas-canção idealizados do meio do século XX, que celebravam a beleza do Rio de forma menos complexa e irônica do que Noel costumava fazer.

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